A automação residencial é assunto que vem crescendo a cada ano e possui mais adeptos a cada dia que passa.
Pesquisa da Fortune Business Insights prevê que o faturamento do mercado de automação residencial deve crescer dos atuais US$ 101,79 bilhões para US$ 237,07 bilhões até 2032. Esses números representam uma taxa de crescimento anual composta de 11,1% no período.
O crescimento do setor deve-se a uma série de fatores desde a pandemia que impulsionou os moradores a olharem mais para suas residências até ao crescimento de dispositivos IoT (internet of things). Com isso o setor apresenta muitas oportunidades para investimento desde fabricantes e novos produtos até à demanda de novos profissionais uma vez que um sistema de automação completo exige um conhecimento técnico multidisciplinar em áreas como elétrica, automação, redes, áudio e vídeo.
As tendências em automação residencial para 2025 refletem avanços tecnológicos e demandas crescentes por sustentabilidade, conforto e segurança. Aqui estão algumas das principais:
Inteligência Artificial Integrada na Automação Residencial
A integração com IA será cada vez maior trazendo mais personalização para o sistema. As assistentens virtuais, por exemplo, começarão a se tornar mais contextuais e o aprendizado de máquina será uma tendência aonde o sistema aprende com os hábitos do usuário para ajustar iluminação, temperatura e outros dispositivos.
Experiências Personalizadas.
Controle de iluminação que imita o ciclo circadiano, que regula o nosso organismo entre dia e noite. Uma iluminação mais natural ajuda a regular nossas taxas hormonais trazendo muitos benefícios para saúde e consequentemente nossa performance no trabalho e na vida pessoal.
A automação terá um grande desempenho nesse área.
Segurança e Monitoramento com Inteligência Artificial.
Câmeras com IA e alarmes mais inteligentes aumentaram o nível da segurança residencial. Já existe câmeras e controle de acesso com reconhecimento facial e atividades suspeitas, isso atrelado a automação aumenta o nível de segurança pois o usuário pode receber uma notificação no celular ou as luzes podem se acender, a irrigação do jardim ligar e o alarme disparar tudo isso para ajudar a afastar o perigo de uma invasão.
Big Player no Mercado de Automação Residencial.
A presença das Big Techs será mais forte nesse ano empresas como a Apple e Amazon possuem grandes investimentos no setor de automação residencial especialmente com o desenvolvimento do protocolo Matter que permite maior interoperabilidade entre os dispositivos.
A automação residencial já é uma realidade e os profissionais envolvidos no setor da construção civil como arquitetos e engenheiros devem ficar atentos às suas evoluções e tendências.
A Domus Automção Residencial é especialista em tecnologias residenciais e atua desde o projeto até a implementação final cuidando de todas as etapas para garantir a integração de todos os sistemas.
E você já possui algum item de automação na sua residência? O que está faltando para entrar nesse mundo da tecnologia? Fale conosco!!
Yorumlar