top of page

Automação Cabeada x Automação sem fio

Descubra aqui qual a melhor.


Automação cabeada X Automação sem fio


Quem arrisca uma resposta?

Para ser sincero, nem nós aqui da Domus arriscamos uma resposta. O assunto é polêmico e muitos vão falar que a automação cabeada é melhor por isso e por aquilo. Mas antes de começarmos a falar das duas soluções quero que vocês entendam uma coisa.

A melhor opção é aquela que se adequa melhor às necessidades do seu cliente, observando também em que fase da obra está o cliente. Então o grande foco para nos guiar na melhor solução são os desejos do cliente.


 

Comecemos pela automação cabeada. Ela é extremamente robusta e chama-se cabeada pelo fato da comunicação entre atuadores e central de automação ser cabeada. O termo atuador representa todo e qualquer dispositivo que está conectado a uma ou mais saídas da central de automação. Ela é usada principalmente quando o cliente está em obra ou em reforma pois é necessário fazer toda a infra-estrutura de cabeamento para receber a automação. Sobre a infra falaremos mais em outro post.

A automação sem fio também é robusta quando bem dimensionada e projetada. Os sistemas sem fio evoluíram bastante e o grande problema de interferência tem sido solucionado com novos protocolos de comunicação além de melhores emissores e receptores de sinal. A automação sem fio é uma ótima solução para o cliente que já está com a casa pronta e não quer quebrar nada para receber automação. A maioria das casas brasileira não possuem nenhuma infra-estrutura para automação e a automação sem fio é simples e com poucas adaptações é possível automatizar uma residência.


 

O grande diferencial da automação sem fio é exatamente atender aqueles que querem automação e não querem gastar com reformas. Esse é um fator muito limitante da automação cabeada e hoje a automação sem fio veio para aumentar as possiblidades para os clientes.


Já existe no mercado soluções que agregam as duas soluções: cabeada e sem fio. Justamente pelo fato das duas serem complementares.

Então na minha opinião não existe a melhor solução, existe a melhor solução para o cliente.

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page