top of page

Tipos e Características das Lâmpadas



LED - Os Leds são componentes eletrônicos semicondutores que convertem energia em luz. A palavra LED vem do inglês Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz em português.


A lâmpada LED foi oficialmente criada em 1962 por Nick Holonyak Jr. mas apenas em 1999 chegou ao mercado. É 85% mais econômica que as demais, vida útil maior e o melhor o seu custo vem reduzindo a cada ano e hoje já é acessível a todos.

 

Fluorescente - Criada por Nikola Tesla e introduzida no mercado em 1938, emite energia eletromagnética em forma de luz e calor, sendo mais eficientes do que as incandescentes porém menos eficientes que os LEDs.

 

Incandescentes - Criada em 1879, a primeira lâmpada incandescente era composta por um filamento de carbono colocado em um bulbo de vidro. Proibidas de serem comercializadas na Europa desde 2008 e desde 2016 no Brasil, as mais novas possuíam filamentos de tungstênio e metal no lugar de carbono. Eram mais baratas, no entanto as menos econômicas.

 

Halógenas - Introduzidas no mercado em 1958, são basicamente lâmpadas incandescentes melhoradas, 30% mais ecônomicas e com vida útil maior. Apresentam luz brilhante, por isso são muito utilizadas para realçar as cores e os objetos. As mais conhecidas são as dicroicas.


Referência: Revista Hotelnews n404

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page