top of page

Faça-se luz

Atualizado: 18 de fev. de 2019



imagem do grupo Imendes

A Iluminação Decorativa e Funcional.


 

Quando estamos em nosso quarto umas das principais sensações que queremos ter é a de aconchego e para ajudar a despertar essa percepção o projeto luminotécnico é peça fundamental na decoração de ambientes.


Para muitos além da estética, os elementos que compõem um projeto luminotécnico influencia no bem-estar das pessoas. As escolhas devem primar em trazer conforto para o usuário e também se preocupar com a eficiência energética. Segundo a diretora do Exper Soluções Luminotécnicas, Juliana Iwashita, para as atividades de um quarto busca-se sempre soluções específicas para as atividades como descanso, leitura/trabalho, iluminação de vigia para a noite e localizada em espelhos”.



É importante criar possibilidades de diferentes efeitos. Luz na cabeceira da cama para enfatizar decorações; abajures e arandelas nas laterais para leitura. Há ainda a importância da escolha da cor da lâmpada que precisa ser mais quente/amarelada para proporcionar relaxamento e deixar o ambiente mais aconchegante. Além disso é possível ter o controle da intensidade da luz através da dimerização podendo ser feita até pelo celular com a automação residencial.


Em um projeto para banheiro deve-se prever uma lâmpada frontal com bom índice de reprodução da cor na área do espelho – para que não se formem sombras no rosto na hora de fazer a barba ou maquiagem. Além disso é importante que tenha uma luz geral, que normalmente é colocado no forro. “As luminárias precisam atender às necessidades visuais específicas de cada atividade proporcionando conforto e decoração ao mesmo tempo” acrescenta o diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux).


O projeto luminotécnico é de grande importância para a decoração e essencial para a sensação de conforto para o usuário. Na hora de projetar e construir não ignore esse ponto e busque um profissional para lhe ajudar.


(Adaptado - Matéria publicada na revista HotelNews - Julho 2018)

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page