top of page

Automação Residencial em 2019


O fim do ano de 2019 está chegando e esse ano foi cheio de novidades e lançamentos incríveis na nossa área de tecnologia.


Já em janeiro tivemos o lançamento na CES do carro voador da Uber que pode levar até 5 pessoas, aqui no Brasil estamos vivendo a invasão das assistentes de voz que tenho certeza que será um sucesso de vendas nesse natal.


A presença da tecnologia é cada vez mais forte em nossas vidas e não poderia ser diferente em nossas casas.


Casas inteligentes, casas automatizadas, automação residencial, domótica, tudo isso são sinônimos para descrever que estamos entrando na era das casas conectadas e você não ficará de fora dessa.


Hoje não se pensa mais em residências como um ser estático, sem vida, nossa casa é o nosso lar é o lugar onde queremos chegar no fim do dia e descansar, curtir a família, assistir a um filme ou vibrar com uma partida de futebol.


Nesse artigo eu gostaria de dar destaque às nossas queridinhas assistentes de voz inteligentes que vieram para revolucionar o nosso modo de interagir com nossas residências.



O primeiro grande impacto que observo é a democratização do acesso à tecnologia. Primeiramente com um preço acessível; hoje é possível comprar uma assistente de voz com R$350,00 e segundo é que qualquer pessoa é capaz de dar um comando de voz, a fala é algo natural do ser humano.


Duas grandes empresas de tecnologia têm disputado intensamente o mercado, claro que estamos falando da Amazon com a Alexa e da Google com a Google Home.

No entanto existe também empresas como Apple e até o Facebook que estão nessa corrida.


O fato é que com as assistentes de voz será possível fazer tudo, literalmente tudo, dentro de casa só utilizando comando de voz. Isso não é fantástico!

E para que você possa ter tudo isso será necessário adquirir um sistema de automação residencial.


Mas você pode se perguntar, eu não preciso de adquirir um sistema de automação residencial completo para comandar minha casa por voz, eu só preciso comprar produtos que são compatíveis com a Alexa e o Google Home


Isso está correto em partes, você poderá comandar apenas os equipamentos smart que possuem API para as assistentes de voz. Infelizmente ainda não temos muito equipamentos com essas APIs.



Com a automação residencial você consegue integrar outros sistemas não “smart” como tomadas, iluminação, home theater além de integrar sensores de presença e intrusão e assim ter realmente uma casa inteligente comandada por voz.

Estamos em período de transição no mercado de automação residencial no qual ela passa de ser vista como um item de luxo e começa a ser vista como item de conforto, segurança e economia para o usuário.


Essa mudança de percepção tem impulsionado as empresas a investirem mais em tecnologia no setor e quem ganha com isso somos nós consumidores. Maior concorrência, maior a disputa no mercado e a tendência é que a oferta de serviço melhore e assim a automação residencial passa a ter preços mais justos.



Você que está pensando em construir ou está em reforma considere um projeto de automação residencial para sua casa ou empresa, execute uma boa infraestrutura pois mais cedo ou mais tarde; eu diria muito em breve; você estará adquirindo produtos de automação.


A Domus Automação é uma empresa especializada em automação residencial e predial e promove por meio do blog a desmitificação e quebra de crenças sobre automação e casa inteligente.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page